Chef Telma Shiraishi elabora jantar magno ao lado de Mitsuharu Tsumura, o Micha do restaurante peruano Maido
Telma Shiraishi, Chef do conceituado restaurante Aizomê irá palestrar no Mesa Tendências 2018, organizado pela revista Prazeres da Mesa cujo o tema é "Comida que emociona".
Organizará ao lado de Mistuharu Tsumura, o Misha do restaurante Maido, considerado o melhor restaurante da América Latina.
Para maiores informações, clique aqui.
O talento feminino por trás do Aizomê. Telma Shiraishi quebrou barreiras e se afirmou como respeitada chef no universo masculino da culinária japonesa. Durante muito tempo, difundiu-se a ideia de que as mulheres não poderiam estar à frente das cozinhas japonesas. A explicação mais recorrente é de que mulheres têm as mãos mais quentes do que as dos homens – o que poderia interferir no sabor e preparo das comidas, principalmente dos sushis e sashimis. Telma Shiraishi, chef de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo, o Aizomê, quebrou esse tabu, conquistando não só o respeito do paladar criterioso dos paulistanos, mas também de toda uma exigente comunidade japonesa. Nascida em São Paulo, mas criada no interior, a chef largou a faculdade de medicina da USP por sentir falta de desenvolver seu lado mais artístico em múltiplos interesses, como flores, arte e animais. Na época, auge dos anos 1990, Telma foi trabalhar como assistente do estilista Fause Haten e, com o tempo, começou a participar também das criações de coleções. Por fim, deixou também a moda e, aos poucos, foi migrando para a cozinha – pela qual realmente sentia paixão. Começou a fazer jantares e coquetéis para amigos e eventos, até abrir o Aizomê. O restaurante, tem uma cozinha equilibrada entre receitas quentes e frias, e base em valores autenticamente japoneses, com ingredientes sazonais e locais, e uma filosofia que carrega o omotenashi - referente à hospitalidade de cortesia discreta, e o mottainai – expressão em japonês que transmite sensação de pensar em relação ao desperdício. Além disso, Telma, que também está à frente dos jantares e banquetes do Consulado Japonês em São Paulo, investiu com liberdade criativa em uma carta de sobremesas, fazendo do Aizomê um dos poucos restaurantes japoneses que se dedicam aos doces. Em 2018 a casa completou 11 anos com uma história reverenciada tanto pela sua brilhante comida quanto por sua resistência aos preconceitos que giram em torno de uma cozinha milenar e, aqui, são extremamente feminina.
Por Prazeres da Mesa